REINVENTANDO O HUD

MATERIALIZANDO IDEIAS ATRAVÉS DA PROTOTIPAGEM RÁPIDA

Fabricando o futuro

A prototipagem rápida consiste em um conjunto de técnicas de fabricação de objetos para representar fisicamente uma ideia ou produto.

Com esse processo, é possível obter protótipos com características dimensionais, geométricas e de acabamento superficial muito semelhantes às futuras peças, a fim de serem testadas, validadas e aprimoradas antes de serem submetidas a processos de fabricação de maior custo.

Nosso desafio

Aprimorar a segurança dos motoristas utilizando tecnologia de bordo é um dos objetivos de longa data da indústria automotiva. Apesar disso, os painéis dos carros permanecem essencialmente inalterados há mais de um século.

PROJETO PROPOSTO

Auxiliar na segurança dos condutores automotivos através do design do painel de instrumentos e do Heads-Up Display (HUD)

O protótipo do cockpit

A primeira versão do modelo de cockpit foi construída em poucas semanas, inicialmente utilizando um projetor e um monitor de computador para exibir as informações e o cenário externo. A equipe de projeto fez um volante, permitindo produzir uma experiência de direção semi-assistida.

Manejar o volante, freios, acelerador e câmbio e visualizar animações de tela foi possível utilizando Raspberry Pi e programação. Um software de treinamento também foi utilizado assim como em um simulador de direção automotiva. Os usuários puderam executar ações básicas de direção e, com alguns elementos do painel adicionados à interação, viam mudanças em tempo real.

Setup
Building
Testing

Resultado

O conceito do eCockpit apresentou uma nova perspectiva sobre direção segura: aquela que requer engajamento ativo do condutor a fim de adotar conscientemente novos hábitos ao volante.

Esse tipo de abordagem é conhecida em campanhas de conscientização e treinamentos, mas a grande novidade é como o eCockpit a realiza. Gamificação é, sem dúvidas, o grande diferencial que, combinado a tecnologias atuais e design centrado no usuário, permite que o sistema promova motivação obrigatória para a direção segura, algo em que as campanhas de conscientização sempre falham.

Conteúdos Relacionados