DISPENSER INTELIGENTE

SOLUÇÕES DE IOT CONECTADAS

Projetando objetos inteligentes

O conceito de Internet das Coisas (IoT) consiste basicamente em conectar objetos entre si e com a internet. Esta camada de tecnologia agregada nesses objetos é prototipada principalmente com componentes eletrônicos e sensores, juntamente com a prototipagem rápida, para encapsular a solução. Prototipar em IoT é uma forma de validar um conceito ou ideia com baixo custo e tempo de implementação.

Prover conexão e inteligência entre objetos traz inúmeras possibilidades e oportunidades de negócio, aprimorando cada vez mais processos existentes e podendo gerar novas interações e serviços.

dispenser

Nosso desafio

Uma grande empresa de produtos de higiene pessoal propôs o desafio de remodelar a experiência do usuário com seu dispenser de papel. Uma das propostas levantadas foi de adicionar sensores ao dispenser para otimizar o gerenciamento de recursos e insumos, baseados em dados de utilização em tempo real.

PROJETO PROPOSTO

Agregar valor em um dispenser de papel através do uso de Internet das Coisas

Sensores embarcados

Os sensores foram incorporados ao dispenser de forma menos invasiva possível. Um sensor magnético para monitorar o número de folhas puxadas. Um potenciômetro com uma haste para medir o diâmetro da bobina de papel e uma chave fim de curso para detectar o fechamento correto do dispenser.

Controle de acesso e conectividade

O funcionário aproxima um cartão RFID do leitor para abrir a fechadura eletrônica. Cada acesso é validado previamente no sistema através de um conexão WiFi, previamente configurada através de um smartphone.

VR-Headset-Girl
VR-Application
VR-Headset

Resultados

Com a implementação do protótipo, foi possível:

  • otimizar a gestão de recursos, direcionando as equipes de manutenção somente para os locais onde necessitam de atuação
  • controlar os dispositivos em tempo real, permitindo criar alertas personalizados, por exemplo, de acordo com o nível da bobina ou por abertura indevida do dispenser
  • planejar de forma preditiva, através do monitoramento contínuo dos dispensers, para detectar padrões de uso e correlacionar com variáveis externas

Conteúdos Relacionados